04/03/2011

Tabagismo - Fumaça nociva na escola

Tabagismo


Fumaça nociva na escola

Apesar das campanhas antitabagismo e da avalanche de informações acerca dos males do cigarro, os adolescentes estão começando a fumar cada vez mais cedo; muitos achando que não vão se viciar.



Em algumas capitais brasileiras como São Paulo, Porto Alegre e Recife, fumar nas dependências da escola é proibido por lei municipal. A experiência cotidiana, no entanto, mostra que a norma quase nunca é posta em prática. E mesmo quando é cumprida, lá estão as rodinhas de alunos fumantes a alguns metros do portão da escola. Apesar de ser uma droga lícita, o tabaco é um problema sério de saúde, daí a importância de o educador abordar o assunto em sala de aula.



No Brasil, estima-se que haja 30 milhões de fumantes. Dentre as medidas mais recentes de combate ao tabagismo há a proibição da propaganda desde 2002 e a inclusão do vício no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o dia 29 de agosto de 2002.



Estudos mostram que o fumo passivo também é prejudicial à saúde, por isso é importante ter informação a respeito e evitar o vício. E, para os fumantes, evitar fumar em lugares públicos, principalmente em escolas, pois além de expor não fumantes à fumaça do cigarro, podem estimular outras pessoas a fumarem.



Veja abaixo a lista de locais que oferecem mais informações sobre o assunto.

Instituições que oferecem apoio

Brasil

CE

DF

ES

GO

MS

MT

PA

PB

PR

RJ

RR

RS

SC

SP

TO


http://www.educarede.org.br/educa/revista_educarede/sos.cfm?id_sos=10

0 comentários:

Postar um comentário