20/07/2010

DENGUE???

Dengue: conheça maneiras simples de prevenir

O surto está ficando mais grave, mas prevenção está ao seu alcance

Por Minha Vida
enviar para amigos
tamanho da letra: A- A+
O surto de dengue vem assustando o país nos últimos meses. A piora do quadro da doença, em 2010, é resultado também do aumento da temperatura e das chuvas. O número de casos no país, neste ano, já ultrapassa a casa dos 700 mil, no último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde de janeiro a maio - 120% a mais em comparação aos mesmos meses de 2009. No entanto, a doença é facilmente evitável com medidas simples de prevenção dentro da sua própria casa.

 E não é porque não estamos no verão, que costuma ser o período mais crítico, que podemos descuidar das pequenas atitudes que podem até salvar vidas, afinal a dengue mata. A dengue é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Seus sintomas são febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por 5 a 7 dias.

O doente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e musculares, seguidas de erupções cutâneas 3 a 4 dias depois. Surge sob a forma de grandes epidemias, com grande número de casos. A seguir, veja como prevenir a reprodução do mosquito transmissor:  
1 de 5 fotos
  • Garrafa - Foto: Getty Images
  • Planta - Foto: getty Images
  • Calha - Foto: Getty Images
  • Lixo - Foto: Getty Images
  • Ralo - Foto: Getty Images
Evite o acúmulo de água em embalagens vazias como garrafas e latas. O mosquito da dengue põe seus ovos em locais com água parada. Além disso, deixar depósitos como garrafas no seu quintal pode fazer com que, em dias de chuva, a água se acumule nesses locais e o mosquito comece a se criar.

Fonte: msn.minhavida.com.br

0 comentários:

Postar um comentário